Dia Meteorológico Mundial – 23 de março

 

Mensagem do Secretario Geral do WMO (Organização Meteorológico Mundial) sobre o Dia Meteorológico Mundial e o tema desse ano é: “Entendendo as Nuvens.”

O significado da data ? O Dia Meteorológico Mundial comemora, desde 1961, a entrada em vigor da convenção que instituiu a OMM (23 de março de 1950), sucessora da Organização Meteorológica Internacional, criada em 1873. A cada ano, as celebrações da data concentram-se em um tema da atualidade definido pelo Conselho Executivo da OMM.

https://public.wmo.int/en/WorldMetDay2017

https://public.wmo.int/en/WorldMetDay2017/message-from-secretary-general

A WMO lançou também um novo atlas de classificação de nuvens vejam nos links oficiais.

Atlas de nuvens: International Clouds Atlas Web edition – www.wmocloudatlas.org

 

Hoje os cientistas entendem que as nuvens desempenham um papel vital na regulação do equilíbrio energético da Terra, clima e clima. Eles ajudam a conduzir o ciclo da água e todo o sistema climático. Entender as nuvens é essencial para prever as condições climáticas, modelar os impactos das mudanças climáticas futuras e prever a disponibilidade de recursos hídricos.

Ao longo dos séculos, poucos fenômenos naturais têm inspirado tanto pensamento científico e reflexão artística como nuvens.

Há mais de dois milênios, Aristóteles estudou nuvens e escreveu documento sobre o papel das nuvens no ciclo hidrológico. Mas foi Luke Howard, um meteorologista amador que vivia na Inglaterra no início do século 19, que produziu a primeira classificação de nuvens.

Com base em seus registros abrangentes de tempo na área de Londres de 1801 a 1841, Howard identificou três gêneros principais, ou categorias, de nuvem: cumulus, stratus e cirrus. Identificar, descrever e nomear nuvens permanece crítico para o estudo do tempo e do clima.

Hoje os cientistas entendem que as nuvens desempenham um papel vital na regulação do equilíbrio energético da Terra, clima e clima. Eles ajudam a conduzir o ciclo da água e todo o sistema climático. Entender as nuvens é essencial para prever as condições climáticas, modelar os impactos das mudanças climáticas futuras e prever a disponibilidade de recursos hídricos.

Música, arte e poesia

O simbolismo evocativo das nuvens tem inspirado muitos artistas ao redor do mundo, incluindo poetas, músicos, fotógrafos e outros entusiastas. Para dar apenas um exemplo, o primeiro Nocturne orquestral de Debussy, intitulado Nuages (Nuvens), é uma das obras-primas do impressionismo musical. Os fotógrafos estão particularmente fascinados pelas nuvens, incluindo aqueles que contribuíram com entusiasmo para o calendário da OMM em 2017, ilustrando o tema do Dia Meteorológico Mundial deste ano, intitulado ?Entendendo as nuvens?.

As nuvens também são incorporadas em símbolos culturais e hábitos de pensamento. Na China, ?nuvens auspiciosas? representam os céus e boa sorte. Em algumas línguas as pessoas dizem ?ela tem a cabeça nas nuvens? para indicar alguém que está imerso em sonhos fantásticos ou idéias. No mundo moderno, ?a nuvem? agora se refere a esse espaço amorfo que contém, não a chuva, mas recursos da Internet e dados digitalizados.

Going digital: um Atlas para a era da Internet

O Atlas Internacional de Nuvem é a referência mais autorizada e abrangente para a identificação de nuvens. Sua reputação é lendária entre os entusiastas da nuvem. O Atlas existente foi publicado pela primeira vez no final do século XIX. Contém um detalhado manual de normas e inúmeras placas de fotografias de nuvens e alguns outros fenômenos climáticos.

Após a última revisão de 30 anos atrás, uma edição totalmente atualizada e revisada será lançada para o Dia Meteorológico Mundial em 23 de março de 2017.

Pela primeira vez, a edição de 2017 será basicamente um produto digital on-line. Ele oferece um tesouro de centenas de imagens de nuvens, incluindo algumas classificações de nuvens, como o volutus, uma nuvem de rolos, o contrail, uma trilha de vapor, às vezes produzida por aviões, e as asperitas, uma nuvem ondulada. Além disso, o Atlas contém informações importantes sobre outros fenômenos meteorológicos como arco-íris, halos, diabos da neve e hailstones.

Os avanços da ciência, tecnologia e fotografia levaram a OMM a empreender a ambiciosa e exaustiva tarefa de revisar e atualizar o Atlas com imagens fornecidas por meteorologistas, observadores de nuvens e fotógrafos.

O Atlas também serve como uma ferramenta de treinamento essencial para profissionais que trabalham em serviços meteorológicos e empresas e em setores como aviação e navegação.

Entender os fenômenos climáticos e climáticos para proteger a vida ea propriedade e ajudar as comunidades a se tornarem mais resistentes é a missão central da OMM. Continuaremos a ajudar os governos a fornecerem os melhores serviços meteorológicos, climáticos, hidrológicos, marinhos e ambientais para proteger a vida ea propriedade e apoiar a tomada de decisões.

Vejam os vídeos:

Mensagem do Secretário Geral: https://www.youtube.com/watch?v=vGmxnS2zIE4

Atlas de nuvens: https://www.youtube.com/watch?v=S5lYHwezUMU





powered by webccst