Projetos Integrativos (Pls)

Os projetos integrativos surgiram com objetivo de articular em torno de análises que contemplam a transversalidade da temática das Mudanças Climáticas (Portaria MCTI nº 787, de 03.09.2015). Cada Projeto Integrativo é coordenado por um grupo de pesquisadores participantes da Rede Clima, indicados pelo conjunto de coordenadores da Rede e aprovados pelo conselho diretor (Portaria MCTI nº 787, de 03.09.2015).

Dessa forma, os PIs foram baseados em atividades transversais de pesquisa e divididos como:

 

  1. Projeto Integrativo (PI) Segurança Alimentar, Segurança Energética, e Segurança Hídrica (SHEA): busca soluções para intensificar a produção agrícola do Brasil, de forma sustentável e totalmente integrada à manutenção e bom uso dos recursos hídricos e à geração de energia, diante dos cenários de aquecimento global e mudanças climáticas. A Bacia do Rio São Francisco foi definida como região-piloto para as análises, considerando os elevados conflitos potenciais (ambientais e sociais), e seguindo orientação do MCTI.

 

  1. Projeto Integrativo (PI) Segurança Socioambiental (SSA): integra pesquisas realizadas pela Rede CLIMA no âmbito das sub-redes Desenvolvimento Regional, Cidades, Saúde, Biodiversidade, Recursos Hídricos, Zonas Costeiras, Políticas Públicas e Divulgação Científica, buscando identificar sinergias em seus respectivos temas associados à vulnerabilidade de populações urbanas e periurbanas no baixo-médio Rio São Francisco, particularmente nas regiões do Semiárido, englobando, entre outros, os municípios de Juazeiro (BA)/Petrolina (PE), Piranhas (AL) e a região costeira.




powered by webccst