Impacts of the Fomento Program on Family Farmers in the Brazilian Semi-Arid and its relevance to climate change: a case study in the region of Sub medio São Francisco
MESQUITA, PATRÍCIA; FOLHES, RICARDO THEOPHILO; CAVALCANTE, LOUISE; RODRIGUES, LUCIANA VIEIRA DE NOVAIS; SANTOS, BEATRIZ ABREU;
Sustentabilidade em Debate
v11n1. 2020.
10.18472/sustdeb.v11n1.2020.30505
Abstract
For some years, Brazil established itself as a leader in strategies of strategies and programs aimed at reducing the social vulnerability of the most vulnerable populations. In this context, the Program for the Promotion of Rural Productive Activities (Fomento Program), created in 2011, had as one of the main objectives to stimulate the generation of work and income, and promote food and nutritional security for rural, indigenous, traditional and settled populations of agrarian reform. In the Northeast, and more specifically in the Semi-arid region, the relevance of this Program stands out even more concerning climate projections, which indicates that such areas will suffer from more extreme drought in the face of climate change, affecting populations dependent on climate-sensitive activities. Therefore, given the diversity of impacts of the Fomento Program reported in the literature, this article sought to present results on the perception of the Program’s impacts from 24 family farmers, interviewed through qualitative research in four municipalities in the state of Bahia in 2017. In addition to the socio-productive aspects, the research sought to understand the Program’s impacts in the context of climate change. The results point to a positive perception mainly related to changes in production and technical assistance based on the Paradigm of Co-existence with the Semi-arid Region.
Impactos, vulnerabilidade e adaptação à mudança do clima no Brasil: uma abordagem integrada
MARENGO, J.; Rodrigues-Filho, S.; SANTOS, D.
SUSTENTABILIDADE EM DEBATE.
v.11, p.19 - 23, 2020.
10.18472/sustdeb.v11n3.2020.35624
Este artigo tem por objetivo apresentar o escopo metodológico para a elaboração da componente de Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação (IVA) à mudança do clima, integrante da Quarta Comunicação Nacional (4CN) do Brasil à Convenção do Clima. A opção metodológica adotada contempla a aplicação da abordagem integrada Nexus+ com base em estudos de impactos e vulnerabilidades para as seguranças hídricas, energética, alimentar e socioambiental, nos territórios dos biomas brasileiros, zonas costeiras e cidades. Para cada uma das seguranças, houve identificação dos impactos observados; análise dos fatores condicionantes de risco; definição e avaliação dos impactos-chave; análise integrada dos impactos em uma base territorial; levantamento, seleção e análise de opções de adaptação à luz da abordagem Nexus+, com identificação de sinergias e trade-offs. O processo adotado possibilitou um olhar integrado entre os fatores condicionantes de risco, os impactos e as interfaces entre as opções de adaptação propostas.
A Abordagem Nexus+ aplicada a estudos de impactos, vulnerabilidade e adaptação à mudança do Clima no Brasil.
COUTINHO, S.; SANTOS, D.; BURSZTYN, M.; MARENGO, J.; Rodrigues-Filho, S.; LUCENA, A.; RODRIGUEZ, D.; MAIA, S.
SUSTENTABILIDADE EM DEBATE
10.18472/sustdeb.v11n3.2020.33514
Este artigo tem por objetivo apresentar o escopo metodológico para a elaboração da componente de Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação (IVA) à mudança do clima, integrante da Quarta Comunicação Nacional (4CN) do Brasil à Convenção do Clima. A opção metodológica adotada contempla a aplicação da abordagem integrada Nexus+ com base em estudos de impactos e vulnerabilidades para as seguranças hídricas, energética, alimentar e socioambiental, nos territórios dos biomas brasileiros, zonas costeiras e cidades. Para cada uma das seguranças, houve identificação dos impactos observados; análise dos fatores condicionantes de risco; definição e avaliação dos impactos-chave; análise integrada dos impactos em uma base territorial; levantamento, seleção e análise de opções de adaptação à luz da abordagem Nexus+, com identificação de sinergias e trade-offs. O processo adotado possibilitou um olhar integrado entre os fatores condicionantes de risco, os impactos e as interfaces entre as opções de adaptação propostas.
Now under new administration: fishing agreements in the Brazilian Amazon floodplains
OVIEDO, A.; BURSZTYN, M.; DRUMMOND, J. A. L.
Ambiente & Sociedade (Online), v. 18(4), p. 119-138, 2015
http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422ASOC985V1842015
Participatory management; Fishing agreements; Grassroots management; Common pool resources; Amazon region; Brazil,
Fisheries become undermined as floodplains suffer increasing pressure from infrastructure, pollution, changes in climate and over-extraction. For Amazonian riverside communities, less fish in the rivers and lakes means empty pockets and empty stomachs. This article uses common pool resource theory to analyze the origins and workings of collective fishing agreements in the Brazilian Amazon floodplains. As commercial fisheries expanded in the mid-1990s, experiences in community-managed lakes emerged in several locations, as a promising example of participatory grassroots management. Findings show that agreements yield considerable improvements, although their effectiveness is threatened by the weak vigilance and monitoring and by the lack of effectiveness of land tenure regulation. The article suggests that governmental agencies should support these agreements by developing (or adapting) mechanisms aiming at the decentralization of public decisions and management. Their failure may lead to changes in ecological processes, reduction of fishing stocks, and social-environmental conflicts.
Course Timetabling via Genetic Algorithms: A Real Case
OLIVEIRA, R. T. A.; RÉGIS, F. C. G.; FIRMINO, P. R. A.; FERREIRA, T. A. E.
International Journal of Computer Applications, v. 131(10), p. 1-5, 2015
10.5120/ijca2015907400
Timetabling; Genetic Algorithms; Scheduling Problem,
Courses timetabling has been one of the main problems for planning, maintaining and optimizing educational institutions. However, the intriguing mathematical problem which usually result from the attempt of promoting optimal courses timetabling has prevented a widely dedication of education managers to this area. The present paper aims to summarize the usefulness of approximate techniques (e:g: genetic algorithms) for dealing with courses timetabling. In particular, the successful application of the resulting algorithm in a Brazilian university center is highlighted.
Do litoral ao sertão: contribuições da infância indígena e da juventude rural para a construção de uma educação libertadora
NASCIMENTO, V. S.; LIMA, D. A.; PETROLA, D. A.
Revista Unifreire, v. 1, p. 155-167, 2015
ISSN 2357‑7266
Infância; Juventude; Educação libertadora,
Este estudo visa discutir a importância das experiências diferenciadas na realidade indígena e no interior do Ceará, com o intuito de contribuir para o aprofundamento de reflexões sobre o papel da educação no posicionamento crítico dos sujeitos. Além de problematizar a participação de crianças e de jovens na construção do ambiente educativo com ênfase no contexto indígena e no rural, analisamos como a relação dialógica é fundamental nos contextos educativos, em que crianças e jovens são instigados a desvelar o contexto e propiciar novas leituras de mundo. O método empregado foi a revisão de literatura. Na realidade indígena Tremembé, o modelo educativo é percebido como contextualizado, afetivo, espiritual, político e dialógico, com os objetivos
principais de fortalecer a cultura e favorecer a luta política. No contexto rural, os jovens demonstraram que o foco nas potencialidades torna-se o caminho para novos espaços de empoderamento e transformação do sertão. Os sujeitos devem ser considerados engajados na busca pela transformação da sociedade, devemos pensar na educação no contexto indígena e rural como lugar de expressão e visibilidade, de posicionamento crítico, de formação cidadã e de fortalecimento político diante da sociedade.
Caminhos e Desafios no Processo de Formação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder): uma análise das falas dos egressos
NASCIMENTO, V. S.; CASTRO, L. R.; PETROLA, D. A.; FERREIRA JUNIOR, J.
Ciência e Sustentabilidade, v. 1(1), p. 21-33, 2015
ISSN 2447-4606 v
Ensino superior; Mestrado; Pós-graduação,
A criação da Universidade Federal do Cariri, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, propiciou uma mudança no cenário universitário do interior do estado. Inicialmente ligada à Universidade Federal do Ceará, o campus atendia à ação de expansão do sistema federal de educação superior. Foram criados cursos de graduação e um Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER). Diante da necessidade de debruçar-se criticamente sobre as experiências do programa, tornou-se relevante investigar os significados construídos pelos educandos através da formação no mestrado, refletindo a transformação subjetiva dos envolvidos. A pesquisa é decorrente de estágio pós-doutoral, sendo construída a partir de dois instrumentos de coleta de dados: grupo focal, e um questionário online. Percebeu-se que o mestrado contribuiu para a fixação do jovem na sua região de origem, e que as falas foram complementares, sendo possível relacionar o aspecto da construção compartilhada do conhecimento com a forma de “ver além” que o mestrado proporciona através da interdisciplinaridade.
Alteridade como Base para a Prática Interdisciplinar: uma análise de experiências na Universidade Federal do Cariri
CHACON, S.; NASCIMENTO, V. S.; BARRETO, P. L.; SANTOS, C. M. B.
Ciência e Sustentabilidade, v. 1(1), p. 6-20, 2015
ISSN 2447-4606
Interdisciplinaridade; Saberes; Conhecimento; Sustentabilidade,
A Ciência acadêmica e escolar, muitas vezes, encontra-se compartimentada na forma de disciplinas. Na Universidade essa divisão é bem evidente, com poucas mudanças ao longo dos anos. Entretanto, na atualidade, novos questionamentos acerca dessa organização universitária na forma de disciplinas e saberes disciplinares começam a surgir, tais como: Como construir um conhecimento não-disciplinar? Porém, esse questionamento apesar da importância está longe de se aproximar de suas considerações finais, uma vez que, ainda são diversas as dificuldades para o estabelecimento de atividades e práticas interdisciplinares que unam os saberes produzidos isoladamente nas disciplinas na resolução dos problemas da sociedade. Continuamos com a antiga prática da compartimentação ou ênfase nos saberes disciplinares. O artigo em foco aborda as possibilidades de estabelecimento de propostas interdisciplinar no interior das universidades, tendo como objetivo geral enumerar e discorrer sobre as iniciativas voltadas para o fortalecimento da prática interdisciplinar na Universidade Federal do Cariri, notadamente nos Campis de Icó e Brejo Santo.
Troca e reciprocidade em mercados de proximidade: uma reflexão a partir de um estudo de caso no sertão do Ceará
ALVES, M. O.; BURSZTYN, M.; CHACON, S. S.
Revista Ciência e Sustentabilidade, v. 1(1), p. 132-153, 2015.
ISSN 2447-4606
Troca; Reciprocidade; Mercados de proximidade; Semiárido brasileiro,
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a configuração dos mercados de proximidade. Em particular, observa a articulação que acontece entre troca e reciprocidade, a partir da análise das diversas formas de comercialização de produtos agropecuários originários da comunidade Lagoa dos Cavalos (município de Russas, sertão do Ceará). O objetivo é identificar se, apesar do avanço do capitalismo mercantil em certas regiões rurais, como no semiárido nordestino, os agricultores familiares continuam baseando suas estratégias de reprodução social em relações não-mercantis. A análise tomou como base teórica a reinterpretação de Granovetter para embeddedness (enraizamento da economia), a contribuição de Wilkinson sobre os mercados de proximidade e a teoria da reciprocidade de Temple. A análise adota a abordagem qualitativa e combina o uso de fontes testemunhais, documentais e bibliográficas. Na definição dos atores entrevistados, utilizou-se a amostragem não probabilística intencional. As conclusões apontam que os produtos são vendidos em mercados inscritos em circuitos coincidentes com a rede de proximidade, onde troca e reciprocidade coexistem e se articulam, complementando-se uma à outra.
Interdisciplinarity: Topping the charts
BURSZTYN, M.; PURUSHOTHAMAN, S.
Nature (London), v. 526, p. 323-323, 2015
DOI:10.1038/526323c
Developing world; Publishing; Research management,
India’s researchers are surrounded by dynamic ecological, social and economic problems. They therefore naturally turn to solution-oriented research that is informed by the complexity of their environment. Although interdisciplinary researchers still struggle for acceptance in India’s traditional, rigidly structured university departments, new universities with centralized programmes are offering fresh and tempting perspectives.
In Brazil, the number of interdisciplinary graduate programmes is growing twice as fast as the number of disciplinary courses. The country’s national accreditation system changed 15 years ago, when many of its master’s and PhD programmes failed to fit any of their set 46 disciplinary slots.
Uma Reflexão sobre Mudanças Climáticas, Saúde e Meio Ambiente no Semiárido Nordestino
SOUSA, M. I. F.; BARBOSA, J. J.; COSTA, C. T. F.
Saúde e Meio Ambiente - Revista Interdisciplinar, v. 04(2), p. 61-77, 2015
Saúde; Mudanças Climáticas; Semiárido; Meio Ambiente,
Este ensaio abordou a questão das mudanças climáticas no semiárido nordestino, a partir da reflexão de eventos históricos fundamentais para a discussão que envolve o meio ambiente, a saúde e as alterações do clima. Diferentes nações estão tomando medidas de enfrentamento a essas mudanças, no Brasil ações em nível federal também se somam as ações estaduais e ainda timidamente as municipais para convivência com este novo momento. As regiões brasileiras são peculiares, cada ecossistema responde de maneira singular as modificações de temperatura e já são afetadas pelas modificações do clima, comprometendo ecossistemas e desencadeando novos problemas nas cidades. Tratou-se em especial das repercussões sobre o semiárido por ser uma região bastante vulnerável, devido a extensas áreas de desertificação aliado a seca constante e as questões socioambientais. O bioma caatinga possui ampla diversidade biológica que tem muito a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. São apontadas alternativas sustentáveis para convivência com as atuais mudanças do clima no semiárido uma vez que a preservação da diversidade biológica é reconhecidamente de extrema importância para a sobrevivência humana. Na valorização dos saberes locais em articulação com as políticas públicas se tem uma maneira de atenuar as mudanças regionais de clima e possibilitar o enfrentamento das mudanças climáticas globais.