Você esta em:
Home » Notícias » RELATÓRIO DE REVISÃO – Sistema de Observação do Atlântico Tropical (TAOS)
17 de maio de 2021

RELATÓRIO DE REVISÃO – Sistema de Observação do Atlântico Tropical (TAOS)



Este relatório foi liderado pelo CLIVAR Atlantic Region Panel (ARP) em colaboração com o PIRATA (Prediction and Research Moored Array in the Tropical Atlantic).

 

O sistema de observação do Atlântico tropical foi revisado pela última vez em 2006 pela CLIVAR (Clima e Oceano: Variabilidade, Previsibilidade e Mudança) e GCOS-GOOS-WCRP através do OOPC (Oceano Painel de Observações para o Clima), com foco principal no PIRATA (Predição e Pesquisa Matriz atracada no Atlântico Tropical). Desde então, o CLIVAR Tropical Atlantic Climate Experiment (TACE) e o programa da UE Enhancing Prediction of Tropical Atlantic Climate and seus impactos (PREFACE) foram concluídos. Prioridades científicas e tecnologias de observação evoluíram desde 2006 e, em paralelo, o sistema de observação evoluiu. Por exemplo, Argo é agora totalmente desenvolvido e tem operado com sucesso por mais de dez anos. PIRATE também expandido para novos locais e aprimorado seu conjunto de medição com maior resolução vertical em a camada mista e novas medições de CO2 e O2.

 

Portanto, é oportuno revisar sistematicamente os requisitos para observações sustentadas no Atlântico tropical,  para revisar criticamente o projeto do sistema de observação sustentado, a fim de aproveitar o que foi  aprendido até o momento, para identificar coletivamente novas oportunidades para construir sobre as  realizações anteriores e explorar o possibilidade de expansão de iniciativas interdisciplinares com outras  comunidades, por ex. dentro biogeoquímica.

 

Para tanto, uma revisão do Sistema de Observação do Atlântico Tropical (TAOS) foi proposta pelo CLIVAR. Painel da Região Atlântica (ARP) e foi organizado pelo CLIVAR ARP em estreita cooperação com o consórcio PIRATA. A revisão tem como objetivo avaliar o progresso científico desde o último revisar e recomendar ações para fazer avançar os esforços de observação sustentados no Atlântico tropical.

 

Veja no botão verde o RELATÓRIO COMPLETO