Você esta em:
Home » destaque » Seminário aborda o papel atual e futuro das Unidades de Pesquisas do MCTI: o primeiro debate é sobre o Cemaden
3 de março de 2022

Seminário aborda o papel atual e futuro das Unidades de Pesquisas do MCTI: o primeiro debate é sobre o Cemaden



A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência está realizando uma série de seminários sobre o papel atual e futuro das unidades de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ao todo, o MCTI conta com 16 UPs, abrangendo diferentes áreas de conhecimento e que são estratégicas para o desenvolvimento nacional. A primeira UP a ser debatida será o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), já que o aumento da frequência e intensidade dos desastres naturais está trazendo prejuízos socioeconômicos importantes para a sociedade, e a instituição, junto com a Defesa Civil, tem um papel estratégico nesta questão.
Segundo Paulo Artaxo (USP), este primeiro debate sobre as unidades de pesquisas que foca no Cemaden, logo depois de uma série de desastres em Petrópolis, Bahia, Minas Gerais e outros, mostra que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer na proteção da população vulnerável em relação aos eventos climáticos extremos. “A sincronia entre a ação do Cemaden com a Defesa Civil e prefeituras precisa ser melhorada, para que a Ciência possa auxiliar na proteção da população”.

O evento contou com a participação de Osvaldo Luiz de Morais, diretor do Cemaden; Maria Assunção Faus da Silva Dias, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP); Carlos Nobre, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP); e Moacyr Araújo, coordenador da Rede Clima do MCTI e Vice Reitor da UFPE; e mediação de. Renato Janine Ribeiro e Paulo Artaxo, respectivamente, presidente e vice-presidente da SBPC.

O evento foi realizado no dia 24 de fevereiro. Assista as apresentações através do link:
https://youtu.be/RplnTVTOHiU
fonte: SBPC